Bem Vindos

Nosso grupo e nossa Comunidade agradece a sua visita ao nosso blog.
Aproveite as nossas postagens e se encontre a cada dia mais perto de Deus!!!
Deus vos abençoe!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Quaresma: tempo de conversão

   A nossa vida é cheia de acontecimentos importantes nos quais nos interessamos e esperamos ansiosamente. A igreja também é repleta de festas que merecem uma longa espera, porém duas festas são antecedidas por uma espera muito longa e ansiosa. Estamos falando do Natal e na Páscoa. Na igreja, existem os tempos litúrgicos, tempos nos quais a igreja celebra um momento do evangelho e da palavra de Deus. E no ano litúrgico existe a espera pelo Natal, advento, e pela Páscoa, quaresma.
    Nos estamos vivendo neste momento a quaresma, tempo representado pela espera da Páscoa de Cristo. Antes de se entregar para a cruz, Jesus passou 40 dias e 40 noites em jejum no deserto sendo tentado pelo diabo. Jesus resiste firmemente essas tentações e consegue, depois, mostrar aos seus discípulos o que é certo e o que é errado. na quaresma recordamos esses 40 dias de jejum.
     Jesus foi tentado pelo diabo durante todo esse tempo e, por isso, nós fazemos a nossa penitência na quaresma. Muitas vezes acreditamos que penitência é uma privação de algo, principalmente de comer, mas a penitência é um momento de retirada para se dedicar a Deus. A melhor penitência que pode existir é a própria oração, a oração que é a conversa com Deus.
    Além de tudo, a quaresma é um tempo de reflexão na Palavra de Deus. A Palavra de Deus possui grandes símbolos que podem ser relacionados a quaresma. Se pegarmos um texto bíblico podemos encontrar nele algo que pode ser relacionado com a penitência, ou seja, na palavra de Deus podemos encontrar a ORAÇÃO.
     A quaresma é um tempo de conversão também, pois nela nós pedimos perdão pelo nosso erros e corrigimos nossas falhas cotidianas. Na quaresma somos convidados a seguir os grandes conselhos que Jesus Cristo nos dá no Evangelho. João batista já anunciava: "Irmãos, convertam-se e creiam no evangelho, pois o reino de Deus está próximo!", nesse caso o reino de Deus que se aproxima é a própria vitória de Cristo sobre a morte e sobre o pecado. E sob essa vitória devemos nos converter para chegarmos com o próprio Cristo a Deus.
    Assim Jesus encaminha os nossos corações durante a quaresma; ele nos auxilia durante nossas orações e durante o nosso encontro com ele mesmo na própria Palavra de deus, no EVANGELHO. Cristo é o guia. Se estamos em uma grande caverna escura e existe um pequeno raio de luz vindo do fundo da caverna, quem nos guia é o próprio Cristo. A quaresma é o caminho que nos leva a Cristo.
    E que na quaresma possamos identificar a Cristo nos pequenos e grandes momentos e situações pois onde dois ou três estiverem reunidos em seu nome ali ele estará. Que na quaresma saibamos viver um tempo de conversão, penitência e oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário