Bem Vindos

Nosso grupo e nossa Comunidade agradece a sua visita ao nosso blog.
Aproveite as nossas postagens e se encontre a cada dia mais perto de Deus!!!
Deus vos abençoe!

domingo, 8 de abril de 2012

Semana Santa: Sexta-Feira Santa

    Um momento de oração e agradecimento. Momento de maior prova de amor que um simples homem podia dar. O Filho daquele que tem o poder morre numa cruz graças a ignorância de seu próprio povo. Sexta-Feira Santa.











O Sentido da Sexta-Feira Santa na Bíblia
        Depois de Judas o ter entregado nas mãos dos sumos-sacerdotes, Jesus foi submetido a um julgamento pelos próprios representantes da lei judaica, ou seja, os que se diziam representantes de Deus, os sumos-sacerdotes. um dos sofrimentos de Jesus começava; além de ter de passar essa humilhação na frente do conselho legislativo, seu apóstolo Simão Pedro o nega por três vezes e o abandona em meio a humilhação.
        Começava a sexta-feira. Os sumos sacerdotes interrogaram a Jesus que não hesitou em dar um testemunho verdadeiro apresentando-se como Filho de Deus, para o conselho isso era um crime. Então ele foi levado a Pilatos (governador romano). Este porém enviou Jesus para Herodes (imperador local) dizendo que Herodes era seu rei. estava claro que Pilatos não queria se envolver com a situação de Jesus. Jesus foi levado para Herodes que depois de fazer-lhe inúmeras perguntas não respondidas o mandou novamente para Pôncio Pilatos. Pilatos resolveu não matar a Jesus, mas para contentar o conselho mandou que Jesus fosse açoitado severamente e mandado embora depois.
      Uma multidão enfurecida se pôs a frente do palácio de Pilatos pedindo a crucificação de Jesus. Então Pilatos o fez prisioneiro. Como de costume Pilatos soltava um prisioneiro na festa da Páscoa que o povo escolhesse. Seus prisioneiros eram dois, Jesus e Barrabás (maior assassino que matou inúmeras pessoas inocentes). O povo, incircuncidado pelos sumos-sacerdotes pediram a soltura de Barrabás e a crucificação de Jesus. Sem ter saída Pilatos condenou Jesus a morte, porém deixou claro que não era responsável pela morte de Jesus. "Eu não sou o responsável pelo sangue derramado deste homem!".
     Então Jesus foi sobrecarregado com uma cruz de madeira maciça com três vezes a mais seu peso. Os guardas o fizeram percorrer um longo caminho até o local de sua crucificação, o monte mais alto da cidade de Jerusalém. Esse caminho que Jesus percorreu é chamado de Via-Sacra.
      Durante esse caminho Jesus passou momentos de dor e agonia. O encontro com sua mãe Maria, as três quedas sofridas, a ajuda de Simão Cirineu, o consolo as mulheres de Jerusalém, o encontro com Verônica que enxuga o seu rosto, entre outros. Jesus foi levado a um lugar chamado Calvário.
     Já no alto do monte, cansado pelo peso da cruz, com uma coroa de espinhos na cabeça e sendo humilhado pelos guardas, Jesus é pregado na cruz, onde ele passa três horas.
      Durante esse tempo, Jesus é zombado pelas pessoas que passavam ali perto dizendo: "Se podes salvar aos outros, salva-te a ti mesmo, Filho de Deus!", ao ouvir essas palavras um dos bandidos que estava ao lado de Jesus começou a zombar dele também, porém foi repreendido pelo outro. Ao ver a sua amada mãe aos pés da cruz jundo com um de seus discípulos entregou ela como mãe desse discípulo, ou seja, esse discípulo representava a humanidade. "Mulher, eis aí o teu filho. Homem, eis aí tua mãe". Por volta das três horas da tarde Jesus, já cansado e sofrendo enormes dores físicas e sentimentais, morre na cruz. Ao morrer um dos guardas enfia uma lança em seu peito fazendo jorrar sangue e água. Jesus antes de morrer chamou a seu Pai e pediu-lhe que perdoasse a quem o havia condenado. Esses fatos ajudaram a esse guarda acreditar que Jesus era mesmo Filho de Deus e se arrepender de seus atos.
       Um dos membros do conselho, José de Arimatéia, pede a Pilatos o corpo de Jesus que lhe é concedido. Ao descer o corpo de Cristo da cruz o colocam nos braços de sua amada mãe , Maria, Nossa Senhora das dores, que muito sofre pela morte de seu filho sendo ele um homem justo.
       Então o corpo de Jesus é levado a um túmulo onde ele é sepultado.










Sexta-Feira Santa na Igreja Católica
      Na Sexta-Feira Santa é o dia no qual nenhuma igreja celebra missa, apenas um ato litúrgico. Nele acontecem simples ações que nos recordam o sofrimento de Jesus.
      Nesse dia é feito a leitura da paixão, momento no qual é feita a narração dos últimos momentos de Jesus Cristo. Se revela e adora a cruz de Jesus, com cantos e orações. É feita também uma oração universal que pede perdão e agradece a Jesus por ele ter morrido por nós na cruz.
     Normalmente as igrejas costumam fazer a encenação da via-sacra que termina com a entrada e a adoração do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário