Bem Vindos

Nosso grupo e nossa Comunidade agradece a sua visita ao nosso blog.
Aproveite as nossas postagens e se encontre a cada dia mais perto de Deus!!!
Deus vos abençoe!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Semana Santa: Quinta-Feira Santa


     Nesse dia 05/04 damos início ao conhecido tríduo Pascal, três dias que culminam a nossa fé em Jesus Cristo. Ele começa com a Quinta-Feira Santa, momento no qual recordamos o sacerdócio, os sacramentos, a servidão e a eucaristia.  É o momento onde recordamos a figura de Jesus amigo, servidor e homem. O Jesus  Amigo que ceia com seus amigos antes da Páscoa, o Jesus Servidor que lava os pés dos seus amigos mostrando que veio para servir e não ser servido, e Jesus Homem que ora e sente medo de sua morte dolorosa.

O sentido da Quinta-Feira Santa na Bíblia e na fé
    Jesus sempre soube qual era o seu futuro e o que aconteceria com ele mesmo. Por isso quis estar com seus amigos nesse momento. A festa da Páscoa e dos pães ázimos se aproximava e Jesus convidou seus discípulos e amigos para cear com ele. Ao chegar no local da ceia ele tomou em suas mãos uma bacia com água e uma toalha e começou a lavar os pés de seus discípulos. Ao chegar na vez de Pedro este não aceitou que Jesus lavasse seus pés porém Jesus lhe disse"Pedro, não terás parte comigo se eu não lavar os teus pés!", então Pedro aceitou. Jesus fez isso para mostrar que não veio para ser servido mas para servir, já que esse era o trabalho dos servos.

    Logo após, Jesus se sentou a mesa e deu a seus discípulos o pão dizendo "Tomai e comei, este é o meu corpo". Logo depois, ele tomou o cálice com vinho em suas mãos e o deu para seus discípulos beberem dizendo: "Tomai e Bebei, este é o cálice do meu sangue que será derramado por vós" . Isso mostra que Jesus quis que todos tivessem a chance de receber e compartilhar seu próprio corpo e sangue. Logo após Jesus os disse: "Fazei isso em memória de mim."
 pois queria que esse gesto fosse a lembrança dele mesmo. Nessa ceia Jesus também contou a seus discípulos que um deles iria o trair e que isso iria custar a sua própria vida. Os discípulos ficaram eufóricos e não queriam acreditar no que Jesus havia acabado de dizer. Mas Jesus também se alegrava por ter a oportunidade de estar com amigos e poder compartilhar seu corpo e seu sangue.
        Terminada a ceia, Jesus se retirou para um jardim chamado Getsemâni para rezar. Foi o memento no qual ele sentiu medo de tudo o que iria passar. Jesus foi é o Filho de Deus, porém ele se fez Homem e como todo homem sentiu medo e medo da dor e da morte. Ao voltar da oração chegou Judas Iscariotes com os servos dos sumo-sacerdotes e foi levado para ser julgado.


O Sentido da Quinta-feira Santa na Igreja e na Liturgia
























     Na Quinta-Feira Santa a Igreja celebra o início do tríduo Pascal. O dia começa com missa nas catedrais para a bênção e distribuição dos Santos Óleos (Batismo, Crisma e Enfermos), também é nessa missa que os sacerdotes são confirmados e renovam a sua fé e sua ordenação.

    A missa celebrada a noite é muito importante pois é nela que o sacerdote lava os pés de 12 pessoas da comunidade recordando a Cristo que lavou os pés de seus discípulos. O momento mais forte da celebração é a instituição da eucaristia que nesse dia recorda a Santa Ceia de Cristo que deu sentido a fé católica e seu rito (missa).
    Após a missa, para recordar a oração e o medo de Cristo no Jardim, é feita a exposição e a adoração ao Santíssimo Sacramento. É o momento no qual nos preparamos para a entrega de Cristo a Cruz e a morte.

Em nossa comunidade...
Teremos a missa de lava -pés as 20h seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário