Na noite de 09 de julho de 2012 faleceu, aos 91 anos, Dom Eugênio de Araújo Sales. Dom Eugênio faleceu na casa arquidiocesana do Rio de Janeiro por volta das 22:00.
Ele era o cardeal mais antigo do Brasil e da Igreja Católica com 91 anos de idade e 69 de sacerdócio. Durante sua vida ele se dedicou inteiramente a causa da pobreza e dos menos favorecidos. Foi Arcebispo das Arquidioceses de São Salvador da Bahia e da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Enquanto arcebispo do Rio de Janeiro ele abrigou muitas pessoas perseguidas pelo governo e pelos militares. Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, ele foi arcebispo por mais de 30 anos.
Dom Eugênio, junto com Dom Hélder Camara, ajudou a criar a CNBB e a Campanha da Fraternidade. Também criou nas arquidioceses que atuou várias pastorais para a salvação daqueles que estavam na pobreza e que sofriam. Dom Eugênio foi o homem que indicou a cidade do Rio de Janeiro para ser sede da JMJ Rio-2013.
Também, Dom Eugênio foi um grande amigo e considerado grande guia pelo Papa Bento XVI. Foi o próprio Papa que no ano de 2010 enviou uma carta assinada desejando felicidades para Dom Eugênio e quem já enviou uma carta a Dom Orani João Tempesta (atual arcebispo do Rio de Janeiro) lhe apresentando pêsames pela morte de Dom Eugênio.
Esperamos que Dom Eugênio possa estar junto com deus que é o ligar de todo Filho do próprio Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário