Bem Vindos

Nosso grupo e nossa Comunidade agradece a sua visita ao nosso blog.
Aproveite as nossas postagens e se encontre a cada dia mais perto de Deus!!!
Deus vos abençoe!

sábado, 31 de março de 2012

Semana Santa- Domingo de Ramos


    Nesse domingo iniciamos a semana mais importante dentro do ano litúrgico da Igreja Católica, a Semana Santa. Nela recordamos a acolhida de Jesus, sua vontade e alegria de estar junto de seus amigos e discípulos, sua morte, e a vitória dele sobre a morte.
    A Semana Santa se inicia com a festa denominada Domingo de Ramos onde Jesus é acolhido e louvado ao entrar em Jerusalém. Ela é precedida da Quinta-Feira Santa onde Cristo se reúne com seus discípulos para sua ultima ceia onde ele lava os pés de seus amigos e reparte com eles seu corpo e sangue. Na Sexta-Feira Santa celebramos a entrega de Jesus, onde ele é condenado e morre na cruz juntamente com as dores de Maria. No Sábado Santo é um dia de "luto" pois Cristo está morto. No Domingo de Páscoa é o novo dia onde nós nos alegramos pois ele não ficou na cruz, ele ressuscitou.
     Na Quaresma por meio das leituras sempre fazemos referência a espera de Jesus pela chegada desse momento, sua morte e ressurreição. Jesus era homem e é nessa semana que ele se alegra, se entristece, ensina, cura, sente dor e medo, morre, mas também nessa semana ele sai da morte mostrando que o poder de Deus é maior do que o poder de qualquer outro Deus por aí.

Domingo de Ramos






O Sentido do Domingo de Ramos na Bíblia
       Jesus sempre soube que a sua hora haveria de chegar e que todo seu sofrimento e sua vitória aconteceriam na hora certa e no lugar certo. A certo ponto de sua vida Jesus se viu na necessidade de ir ensinar ao povo de Jerusalém a palavra de Deus. Junto com seus apóstolos próximo da festa da Páscoa dos judeus Jesus desceu para Jerusalém afim de pregar e levar a palavra de Deus.
       No meio do caminho, já próximo de Jerusalém, Jesus pediu que seus discípulos fossem buscar um simples jumento que se encontrava na entrada da cidade com seu dono. Os discípulos foram e contaram ao dono do jumentinho que o Filho de Deus iria entrar na cidade de jerusalém mas estava cansado e precisava do jumentinho. O homem deu o animal aos discípulos e espalhou na notícia por Jerusalém.
      Então o povo eufórico foi acolher o Salvador. Jesus entrou na cidade encima do jumentinho e enquanto passava as pessoas simples esticavam suas vestes no chão formando um tapete, balançavam ramos e folhas de plantas louvando a Deus dizendo: "Hosana ao filho de Davi, bendito o que vem em nome do Senhor".
      Jesus fez isso para mostrar que ele mesmo sendo Filho de Deus, o Messias Salvador, ele fazia parte daquela classe que não podia comprar um tapete e jogou suas roupas no chão, daquela classe que não tinha adereços luxuosos para acolher o Salvador e que usou folhas de palmeira, ele quis mostrar que era simples e que não tinha o luxo de entrar na cidade com cavalos bonitos ou carruagens iguais a do imperador. Jesus era pobre não apenas em dinheiro, mas também em coração.

Domingo de Ramos na liturgia Católica
     Domingo de Ramos é o dia de acolher e receber a Cristo em nosso meio e é o dia em que fazemos a leitura da paixão de Jesus. Na celebração usa-se a cor vermelha representando a entrega de Jesus a morte e enfita-se a igreja com muitas folhas de palmeiras representando a acolhida do cristo que vem nos salvar. Além de ser o dia onde iniciamos a semana Santa e o domingo que antecede a Páscoa.
     Nesse dia o esquema da celebração é diferente dos outros domingos. A celebração começa normalmente mas se troca o ato penitencial pela benção dos ramos, momento em que o celebrante abençoa e asperge os ramos prazidos pela comunidade. a celebração segue com a leitura do evangelho. Então damos início a  procissão momento em que relembramos a entrada de Jesus em Jerusalém  o acolhendo como se ele mesmo estivesse entrando em nosso bairro.
    Voltando a igreja a celebração segue com as leituras (1ª leitura, salmo e 2ª leitura) mas não lemos o evangelho porque ele foi proclamado no começo, então fazemos a proclamação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, momento em que relembramos a entrega de Jesus a morte na cruz. Depois a celebração segue normalmente com homilia e profissão de fé, preces e ofertório, Oração Eucarística I e rito da comunhão. A celebração é finalizada com a benção final.
     Nesse dia se encerra a Campanha da Fraternidade feita na quaresma com a coleta pela saúde pública (tema da campanha desse ano). Esse foi o dia escolhido por ser o dia onde relembramos a entrega de Jesus e, assim como ele, entregarmos o que temos por um problema enfrentado pela sociedade atual.

Domingo de Ramos em nossa comunidade
    Nesse dia a missa na comunidade vai ser mais cedo, as 09:00, com a Caminhada de Ramos e celebração eucarística. pedimos que as pessoas tragam ramos para serem abençoados, mas quem não puder estaremos distribuindo alguns ramos para benção. Contamos com a participação de ramos.


















Para mais informações envie sua pergunta para:
comunidade.saojoao@hotmail.com


Domingo de Ramos, momento de louvor e encontro com Jesus que vem nos salvar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário